Por que Educação em Direitos Humanos? Porque o cenário escolar, inserido num contexto diverso de modos, histórias, identidades, precisa assumir pedagogicamente a diversidade que permeia as relações estabelecidas no cotidiano.
Considera-se que educação é um processo de humanização, preservando elementos da cultura e criando novos e importantes valores que permitam a melhoria da condição de vida e de convivência entre as pessoas. Então, a Educação em Direitos Humanos (EDH), mesmo quando não declarada, faz parte do currículo da escola, entrelaça as relações professor-aluno e exige, por isto, um trabalho docente sério e competente.
A proposta deste curso é tornar visível a presença da EDH na escola e introduzir elementos teóricos básicos de apoio à docência. Corresponde à necessidade de fortalecer a formação da cidadania, atentando para a importância de se compreender os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos que produzem diversidade. Tal diversidade, presente no ambiente escolar e nos contextos de seu entorno, invocam a urgência de um exercício teórico e praxiológico dos profissionais da educação no acolhimento, na empatia, no reconhecimento da alteridade e na garantia dos Direitos Humanos. Considerando, pois, tais aspectos, o percurso de aprendizagem constituirá dos seguintes aspectos:
- Declaração Universal dos Direitos Humanos, Direitos Humanos na Constituição Brasileira e conceitos principais
- Currículo e Educação em Direitos Humanos
- Diversidade, Exclusão e Inclusão no espaço escolar
- Educação em Direitos Humanos e Práticas de ensino