• CURSOS DUO SABER

    Duo Saber preparou cursos sob medida para docentes e pessoas interessadas em temáticas relacionadas à Educação. A proposta objetiva proporcionais cursos curtos e objetivos sobre aspectos importantes para quem se interessa ou trabalha em Educação, seja do Ensino Fundamental ou do Ensino Superior. Em cada curso, após realização das atividades propostas, o participante recebe o seu certificado. Cada curso traz uma bibliografia básica sobre o tema e abre possibilidades para o aprofundamento de estudos.

    Os cursos estão organizados em blocos temáticos e podem ser acessados e realizados sem sobreposição ou ordenamento prévio. Aqui, se escolhe o bloco, o curso, a própria trajetória formativa.

    Então, façamos esta parceria de compartilhar necessidades, entrelaçar fazeres e saberes acerca da Educação.

     

    Seja muito bem-vindo(a)!

    Equipe Duo Saber

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paulo freire

Trata-se de um curso sobre Paulo Freire, abordando as categorias da Educação Transformadora como dialogicidade, contextualidade, reflexibilidade, democraticidade, politicidade. Este é um curso básico que permite conhecer, de maneira geral, as ideias freireanas acerca da Educação. Será a base para outros cursos em que serão tratados os desdobramentos de categorias de Paulo Freire em diferentes áreas como Educação Ambiental, Formação Docente, Movimentos Sociais. As aulas discorrerão sobre:

  • Biografia breve de Paulo Freire
  • A experiência em Angicos
  • Leitura de mundo e dialogicidade
  • Contextualidade e educação

O Curso amplia o olhar acerca dos movimentos sociais a partir de alguns pressupostos advindos da obra de Paulo Freire. Os movimentos sociais neste curso referem-se à travessia de uma consciência ingênua à uma configuração de consciência crítica, porque engendrada em coletivos que se pensam, construindo seu lugar de fala na luta por uma sociedade menos desigual e menos injusta. 

É, pois uma abordagem de re-conhecimento da importância das ideias de Paulo Freire para iluminar realidades que podem ser modificadas por sujeitos que se assumem historicamente em seu existir individual e, principalmente, coletivo. O curso abrange os seguintes aspectos:

  • Da consciência ingênua à consciência crítica
  • Agenda coletiva no fortalecimento da voz dos oprimidos
  • Dialeticidade ação-reflexão-práxis

Este curso é para a docência que se constrói cotidianamente a partir do movimento prática-teoria-prática, refletindo o que faz e em busca de compreensão do como se faz.  Inéditos-viáveis correspondem a uma categoria freireana importante para guiar o olhar, apurar a escuta e aguçar os significados do que efetivamente acontece no processo educativo.

Este curso objetiva garantir a fundamentação teórica da Pedagogia da Autonomia, discutindo sua base epistemológica a partir das ideias concebidas por Paulo Freire. A Pedagogia, como o estudo e a prática da ação educativa, e a da Autonomia, especificamente, insere-se numa gama de possibilidades de pensar e fazer da prática docente a formação de sujeitos críticos e autônomos, tanto dos/as estudantes quanto dos/as professores/as.

Partindo do conceito de Pedagogia, o curso desenvolve o conceito de Pedagogia Universitária identificando o seu lugar, muitas vezes, invisível, na dinâmica docente no Ensino Superior e nas práticas de ensino de cursos formativos-profissionais de diferentes áreas.

Trajetória do curso:

  • Pedagogia, o que é
  • Invisibilidade da Pedagogia na Universidade
  • Pedagogia Universitária, o que é
  • Gramática Pedagógica

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Experiências pedagógicas no espaço do Ensino Superior abrangem posturas emancipatórias e de autorregulação da aprendizagem, instituindo um processo de aprendizagem crítico e construtivo dos sujeitos envolvidos (professores/as e alunos/as). O curso se propõe a desenvolver uma visão de criação e criticidade em relação às metodologias que podem ser utilizadas no Ensino Superior, considerando:

  • Metodologia de ensino, o que é
  • Aproximações Pedagógicas da Educação a Distância (EaD)
  • Impacto das novas metodologias na saúde mental dos estudantes
  • Metodologia de ensino e reflexões provisórias.

Pretende-se apresentar e discutir a importância da autonomia docente no âmbito do Ensino Superior em relação às formas e maneiras de trabalhar com o conteúdo em situação de sala de aula. É a Gramática Pedagógica em construção para a garantia do processo de aprendizagem. Assim, este curso está estruturado em:

  • Metodologias Ativas e customização da prática docente
  • Modalidades de procedimentos de ensino e inovação na educação
  • Pedagogia como conhecimento-emancipação no Ensino Superior

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Pretende-se trabalhar, de forma reflexiva e crítica a questão da importância e das funções de todo e qualquer planejamento no âmbito da Educação, configurando modelos possíveis para uso correto dos mesmos, considerando:

  • Reflexões sobre o os motivos de se planejar
  • Papel do planejamento na ação docente
  • Tipos de planejamento
  • Mapa de Atividade Pedagógica

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Reflexões sobre a docência, seus desdobramentos no espaço escolar e na conformação de uma formação contínua e provisória. O curso destaca a docência em ação enquanto promotora de auto estudo profissional, organizado pelos seguintes tópicos:

  • A docência sob a perspectiva da Pedagogia da Autonomia
  • Docência como resultante de ação-reflexão-ação
  • Saberes construídos na docência

Por que Educação em Direitos Humanos? Porque o cenário escolar, inserido num contexto diverso de modos, histórias, identidades, precisa assumir pedagogicamente a diversidade que permeia as relações estabelecidas no cotidiano.

Considera-se que educação é um processo de humanização, preservando elementos da cultura e criando novos e importantes valores que permitam a melhoria da condição de vida e de convivência entre as pessoas. Então, a Educação em Direitos Humanos (EDH), mesmo quando não declarada, faz parte do currículo da escola, entrelaça as relações professor-aluno e exige, por isto, um trabalho docente sério e competente.

A proposta deste curso é tornar visível a presença da EDH na escola e introduzir elementos teóricos básicos de apoio à docência. Corresponde à necessidade de fortalecer a formação da cidadania, atentando para a importância de se compreender os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos que produzem diversidade. Tal diversidade, presente no ambiente escolar e nos contextos de seu entorno, invocam a urgência de um exercício teórico e praxiológico dos profissionais da educação no acolhimento, na empatia, no reconhecimento da alteridade e na garantia dos Direitos Humanos. Considerando, pois, tais aspectos, o percurso de aprendizagem constituirá dos seguintes aspectos:

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos, Direitos Humanos na Constituição Brasileira e conceitos principais
  • Currículo e Educação em Direitos Humanos
  • Diversidade, Exclusão e Inclusão no espaço escolar
  • Educação em Direitos Humanos e Práticas de ensino

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Torna-se premente considerar a Educação em Direitos Humanos e, especificamente, para a paz como elemento central do próprio currículo a ser desenvolvido nas instituições escolares. Entende-se currículo como conjunto de atividades devidamente programadas para a concretização da formação das novas gerações, ultrapassando os limites e fronteiras das disciplinas elencadas numa grade curricular. A transversalidade da temática Educação para a paz no currículo solicita preparação específica, atualizando conceitos, redefinindo posturas éticas e estabelecendo práticas docentes que reflitam a formação cidadã que reconheçam as diferenças e a possibilite em sua contextualidade.

Desta forma, ao se eleger a Educação para a paz, está se elegendo a formação de pessoas inseridas em seus contextos, dinamizando saberes e práticas que subjazem as atitudes em relação ao outro, em sua singularidade como sujeito de direitos. Significa uma educação do olhar que acolhe, que respeita, que interfere em prol dos direitos do humano numa sociedade desigual e injusta, como a brasileira. Aos ambientes escolares cabe o engendramento de espaços de direitos, de convivência saudável e humana entre todos na luta por uma sociedade igualitária.

O percurso deste curso será:

  • Fundamentos da Educação para a paz
  • Docência e Mediação de conflitos
  • Jogos e linguagens de empatia

O curso objetiva refletir o papel da Liderança Pedagógica nos ambientes escolares, em todos os níveis, considerando os movimentos de compartilhamento de práticas, intervenções pedagógicas e processos de ensino e de avaliação entre teoria-prática.

Desenvolve um conjunto de conceitos sobre o que é avaliação e sua relação com o processo de aprendizagem, por meio da reflexão acerca da professoralidade e do papel da avaliação no contexto educativo numa perspectiva histórica, abarcando:

  • Avaliação e seus pressupostos
  • Avaliação da aprendizagem: equívocos
  • Avaliação da aprendizagem: possibilidades
  • Avaliação e suas técnicas

Este curso objetiva propiciar alternativas instrumentais para o processo de avaliação da aprendizagem, considerando a diversidade de modos de avaliar, de acordo com a disciplina, tempo, especificidades do próprio ensino. Assim, os instrumentos serão detalhados em seus objetivos, em sua dinâmica e em suas possibilidades e limites. Serão tratados os seguintes instrumentos de avaliação:

  • Observação
  • Portfólio
  • Trabalho em grupo
  • Autoavaliação
  • Seminários

Este curso visa garantir o conhecimento básico e inicial acerca do currículo e seu lugar na organização e dinamicidade do processo educativo e refletir sobre o papel do professor/a na organização curricular, enquanto sujeito curriculante. Abordagens de percurso:

  • Conceitos e bases históricas
  • Teorias explicativas
  • Currículo no cotidiano
  • Atos curriculares